quinta-feira, 16 de abril de 2009

O álcool e a propaganda (publicidade)

Vocês analisaram um cartaz de conscientização sobre a violência no trânsito. Agora vamos ler sobre álcool e propaganda e depois analisar alguns cartazes.

As propagandas moldam o que pensamos e como nos sentimos. Elas vendem mais do que o próprio produto. Elas vendem ideias ou mensagens que incentivam as pessoas a comprar o produto. As empresas que produzem bebidas alcoólicas gastam muito tempo e dinheiro criando imagens que fazem com que consumir bebidas alcoólicas pareça atraente. A mensagem que elas transmitem é que as bebidas alcoólicas tornarão a vida melhor.
O que as propagandas não mostram é o dano que as bebidas alcoólicas em excesso podem causar para a saúde, o sucesso e o bem-estar de um indivíduo, uma família e uma comunidade.

Examinar as propagandas cuidadosamente pode ajudar as pessoas a:
1-Aprender como a propaganda as incentiva a comprar e consumir bebidas alcoólicas
2-Compreender que a propaganda freqüentemente apresenta idéias sobre as bebidas alcoólicas que não são verdadeiras
3-Encontrar formas de transmitir mensagens mais verdadeiras sobre as bebidas alcoólicas aos outros.








Examinem as idéias que as empresas estão vendendo. Para ajudar a discussão, responda as perguntas abaixo…

-O que vocês percebem nestas propagandas? Descrevam as figuras.
-Quem vocês acham que as propagandas atraem?
-O que eles querem que as pessoas pensem sobre as bebidas alcoólicas? Por quê?
-Qual é a diferença entre o cartaz de conscientização sobre trânsito e os de propagandas de bebidas alcoólicas?
-Como o consumo excessivo de álcool pode afetar os indivíduos, as famílias e a comunidade inteira?
Fonte:http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+54/O+%C3%A1lcool+e+a+propaganda+publicidade.htm. Acesso em 14/04/2009.
Vamos conversar sobre isso e registrar o que descobrimos juntos no site?

Nenhum comentário:

Postar um comentário